HISTÓRIA
Situada em pleno coração da Floresta da Tijuca, a maior área verde em perímetro urbano no mundo, em São Conrado, a CASA DAS CANOAS com seus 12.000m² é o exemplo da mais requintada arquitetura colonial brasileira.
Ao cruzar seus portões, o visitante sente-se transportado para o Rio de Janeiro antigo, onde a presença decisiva da natureza serve de cenário perfeito para a convivência entre as pessoas e a celebração de datas especiais.
Além do espetáculo mágico desta natureza exuberante, a CASA DAS CANOAS faz parte da história do bairro e da cidade. Seu terreno pertencia, no século passado, a uma fazenda cafeeira de propriedade do Comendador Conrado Jacob Niemeyer. Proprietário de quase todas as terras da região, construiu, com recursos próprios, o caminho ligando as Praias do Vidigal à antiga Praia da Gávea.
Essa estrada, atualmente conhecida como Avenida Niemeyer, foi por ele doada à cidade em outubro de 1916 e constitui uma das principais vias de ligação entre a Zona Sul e São Conrado.
Foi também o Comendador quem se encarregou da edificação da única Igreja deste bairro, doando na época uma imagem de São Conrado trazida da Alemanha. Esta imagem foi a responsável pelo nome do bairro e pode ser admirada no interior da Igreja.
Em propriedade de descendentes do Comendador Niemeyer, a CASA DAS CANOAS é parte da memória viva do Rio de Janeiro.
Assista ao nosso vídeo de memórias.